Quando falamos em animação 2D temos basicamente 2 tipos: "Quadro a quadro" e "Cut-out". A animação quadro a quadro consiste simplesmente em fazer vários desenhos em sequência para causar a sensação de movimento, já na animação Cut-out a técnica consiste em fazer os objetos na animação se tornarem "bonecos" e deixar o programa animar a interpolação entre uma "pose" e outra. Baixei um programa chamado DragonBones para testar a animação cut-out, pretendia usá-lo para animar cartas com imagens estáticas como aquelas da última demo javascript que fiz, com esse programa é possível conseguir resultados legais como estes:
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https://www.youtube.com/watch?v=7wS0D6AiK1c
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https://www.youtube.com/watch?v=3mC9suxK6zM
Mas não é um programa no qual um leigo consiga sair fazendo maravilhas(pelo menos não eu kkkk ;~;), então decidi começar com algo mais simples:
A experiência foi bem estressante e ainda não explorei todas as funções do programa, mas entendi algumas coisas que podem ser feitas através dele. Com animação cut-out é possível, por exemplo, fazer a mesma animação mas com imagens diferentes sem precisar reposicionar essas imagens:
oque seria extremamente útil se pensarmos em jogos 2d com personagens customizáveis, na verdade, é quase certo que jogos como "Adventure quest worlds" e "Dofus/Wakfu" tenham sido feitos usando essa técnica.
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